sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cozinha Contemporânea

Cozinha Contemporânea é a cozinha praticada hoje nos grandes centros urbanos. Tem como principal característica a sua flexibilidade na forma de preparar e apresentar os pratos. Sua origem está nas tradicionais cozinhas que conquistaram o mundo: a francesa, a italiana, a espanhola, a portuguesa, a árabe, a oriental e a brasileira.

A Cozinha Contemporânea se permite reunir elementos de várias tradições culinárias num único prato. Ela faz uma síntese das culturas predominantes. É criativa, fresca, multicolorida, cheirosa, alegre. É como as pessoas que vivem e convivem num ambiente multicultural, multirracial. Busca o melhor de cada cultura e o adapta com a praticidade exigida nos dias de hoje e às disponibilidades do mercado e da estação.

Praticar a Cozinha Contemporânea tornou-se possível com a distribuição global de produtos agrícolas e por causa do domínio tecnológico que o homem obteve na relação sobre clima e solo. Este avanço permite encontrar produtos de origem longínqua em lugares nunca antes imagináveis.

Os apreciadores da boa cozinha podem beneficiar-se deste avanço e obter condimentos, peixes, aves, leguminosas, carnes, frutas, produtos lácteos em qualquer época do ano, em qualquer lugar. Por isso, a Cozinha Contemporânea também é a "cusine du marché", como dizem os franceses, pois busca o melhor em cada estação, procurando usar produtos no auge de seu frescor e exuberância.

Em sua essência, lembra a casa de algum antepassado, mas se apresenta moderna, atual e cativante.

No Brasil se tratando de modernidade na cozinha, podemos encontrar o chef Alex Atala, e o famoso chef renomado Ferrán Adriá, que tem seu restaurante EL BULLI.

Ferran Adrià Acosta é um cozinheiro espanhol nascido em 14 de maio de 1962 em L'Hospitalet de Llobregat, Barcelona, Catalunha, na Espanha. Famosochef do Restaurante El Bulli em Roses, na Costa Brava, Catalunha.

Ele começou a cozinhar em 1980 devido ao seu emprego como lavador de pratos no Hotel Playafels em Ibiza. Mais tarde, o chef da cozinha o ensinou a tradicional culinária da Espanha. Adrià então se tornou um expoente da gastronomia molecular (assim como o chef britânico Heston Blumenthal), ousadamente experimentando com novas tecnologias e inesperadas texturas e sabores.

O El Bulli fica aberto apenas de Abril a Setembro, já que Adrià passa os outros seis meses do ano aperfeiçoando receitas em seu laboratório/oficina, 'El Taller', em Barcelona. Ele é famoso pelo seu menu degustação de trinta pratos como uma síntese das artes.

Hoje ele é considerado um dos melhores chefs do mundo e figura como número dois no Ranking Europeu de Restaurantes.

O El Bulli tem três estrelas no Guia Michelin e é apontado como um dos melhores restaurantes do mundo. Em 2005 ficou em segundo lugar nos "Top 50" da revista "Restaurant", e conseguiu o primeiro lugar em 2006, desbancando The Fat Duck na Inglaterra.

Milad Alexandre Mack Atala (São Paulo, 3 de junho de 1968), mais conhecido como Alex Atala, é um chef de cozinha brasileiro.

Eleito chef do ano pelo Guia Quatro Rodas em 2006, o seu restaurante, D.O.M., foi considerado 18º melhor restaurante do mundo e o melhor da América do Sul, segundo a lista San Pellegrino World’s 50 Best Restaurants de 2010.

O D.O.M.(seu restaurante) tornou-se um sucesso de público e crítica, recebendo diversos prêmios. Em 1999, Atala foi eleito Chefe Revelação e o D.O.M., o Melhor Restaurante, pela revista Gula, especializada em gastronomia; em 2000, Atala foi o Melhor Chefe, e o D.O.M., o Melhor Restaurante Contemporâneo, novamente segundo a Gula.

O D.O.M. foi também o melhor restaurante contemporâneo, segundo a revista Veja. Em 2002, Atala foi novamente considerado o Melhor Chefe, segundo a mesma publicação, e seu restaurante foi mais uma vez escolhido o Melhor Restaurante Contemporâneo, tanto pela Veja como pela Gula.

Em 2006, o D.O.M. recebeu a classificação máxima (três estrelas) do Guia Quatro Rodas, além de ser eleito o Chef do Ano pelo mesmo guia e pela revista Veja São Paulo.

Um comentário: