sábado, 22 de janeiro de 2011

Eu só quero chocolate ...

Quando o assunto é doce, qual deles lhe vem na cabeça é instantaneo ... o chocolate concerteza é um dos doces mais deliciosos, sempre está em alta , e durante todo o ano , as pessoas nunca deixam de comprar um chocolate, por mais simples que seja, que vão dos mais refinados até os mais simples.
Existem vários tipos de chocolates e com a concentração de cacau mais forte até  a mais baixa.
Eu particularmente gosto muito do chocolate meio amargo, porque me lembra um pouco o café. 
Mas vamos ver os tipos de chocolates cada um tem suas diferenças


chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesasbolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas europeias.


O chocolate ao leite ou chocolate de leite leva na sua confecção leite ou leite em pó. As normas europeias estabelecem um mínimo de 25% de cacau.


A couverture é o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizados pelos profissionais chocolateiros, como a ValrhonaLindt & SprüngliTheo Chocolate e outros, com mais de 70% de cacau, e gordura de cerca de 40%.


chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Inventado naSuíça após a I Guerra Mundial, só foi divulgado nos anos 80 do século XX pela Nestlé.



A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP desenvolveu um chocolate à base de cupuaçu, que pertence à mesma família do cacau.

Quanto ao formato, o chocolate pode ser comercializado em tabletesbarrasgotasraspas e em outras versões mais peculiares, como na forma de ovos línguas de gatos.

Saúde

Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde na ingestão do alimento. O cacau ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório. Outros efeitos incluem as propriedades anticancerígenas, estimulantes cerebrais e a capacidade de curar diarreias, entre outros. As propriedades afrodisíacas dos chocolates ainda não foram comprovadas.
Por outro lado, ingerir grandes quantidades de alimentos altamente energéticos, tais como o chocolate, aumenta o risco de obesidade. Há uma preocupação a respeito de casos de envenenamento leve por chumbo através do consumo de alguns tipos de chocolate.
Um estudo da BBC indicou que um chocolate derretendo na boca de uma pessoa causa um aumento na atividade cerebral e nos batimentos cardíacos que é mais intenso do que o associado a beijos apaixonados, e que duravam quatro vezes mais tempo após o término na atividade.
Há centenas de anos, povos europeus e da América do Sul usavam o chocolate para o tratamento de diarréia.



Um comentário:

  1. Oi gostei desse site, espero sempre poder vir aqui e ficar atualizada. Muito lindo as fotos !!

    Lucieli

    ResponderExcluir