segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Conheça um pouco mais sobre vinhos

Vinhos feitos a base de uvas brancas

Vitis viniferas brancas : chardonnay, sauvignon blanc, pinot grigio, semillon, prosecco, gewurztraminier, moscatel, riesling itálica,riesling.


Chardonnay: Rainha das uvas brancas vem da região de Bourgogne (França), uva fácil de cultivar, cor que vai do amarelo palha, se o vinho for jovem, ao amarelo dourado , se mais velho. É límpido e brilhante, aroma de frutas cítricas, (abacaxi, e lima, maça, pêra, pêssego) aromas como mel se passar por carvalho, baunilha e manteiga. Na boca revela um vinho frutado de bom corpo e untuosidade.




Sauvignon Blanc: Cor amarela verdeal, límpido e brilhante. Aroma frutas cítricas (maracujá, lima da pérsia, maça verde manga. Na boca revela um vinho frutado, corpo leve, bom acidez presente e marcante, sensação absoluta de frescor.



Gewurztraminier: Cor amarelo palha intenso relexos dourados, límpido e brilhante, perfume floral (jasmim, acácia e rosas ) especiarias de frutas tropicais. Na boca revela um vinho frutado, corpo médio para leve ótima acidez e muito frescor graduação alcoólica alta.




Moscatel: Cor amarela palha bem clara, nos vinhos jovens e amarelo dourado nos envelhecidos e licorosos é límpido e brilhante. Aromas extremamente frutados que vão de casca de laranja, tangerina a doce de maça, mel e uvas passas brancas, notas florais e nos espumantes aromas de frutas tropicais. Na boca revela um vinho frutado, corpo leve baixa graduação alcoólica, acidez razoável.

Riesling: Cor amarela palha dotado ou não de reflexos verdeais, se o vinho for jovem, límpido e brilhante. Aromas de frutas cítricas, laranja lima, mel, maça verde, notas florais vinho frutado, de corpo sutil, com ótima acidez deliciosa sensação de frescor.














Prosecco: É uma uva que produz um vinho espumante (só pode ser branco).


Técnicas de vinificação


Vinificação é o nome dado ao conjunto de operações de todos os processos envolvidos na transformação das uvas em vinho.

Vinho: bebida produzida através da fermentação.
Vindima: colheita as uvas, que deve ocorrer bom para período da manhã quando tempo estiver mais seco.


Mosto: liquido composto por cascas, bagas e sucos das uvas esmagadas.


Vinificação de vinhos brancos


01 - Vindima


02 - Chegada na vinícola


03 - Esmagamento: desengajamento é mais rápido que o tinto . No branco as cascas não fazem parte da fermentação


04 - Prensagem passa as uvas por uma maquina chamada prensa pneumática, para separar a parte solida da liquida


05 - Na vinificação de brancos a fermentação alcoólica ocorre sem a presença de suas partes sólidas (casca e semente) não há remontagem nem maceração (taninos).


06 - Trasfega vinho separado da borra através da passagem para outro recipiente , seprando residuos que fica no fundo do tanque.

07 - Clarificação e filtração.

08 - Estabilização refrigerada (conservação e clarificação) separa as inpurezas do vinho.

09 - Envelhecimento pode ser em maeira ou inox, na madeira faz o vinho ficar mais amareloo e mais untuoso ( cremoso). Na de inox o vinho fica mais leve com mais sabor de frutas e flores.

10 - Cortes: mistura de outro vinho.

11 - Engarrafamento e rotulo.


12 - Expedições caminhão refrigerado.


                                     O que um vinho reserva?                                          


E um vinho envelhecido na madeira para ganhar complexidade (não consegue identificar aromas). Após engolido não fica amargo na boca.
Longevidade dos vinhos.


Brancos: se tiver boa acidez e passar por madeira pode estender sua longevidade por 4 a 6 anos .


1 cor : vinhos jovens apresentam tonalidades diferentes dos maduros,


2 aromas : vinhos jovens aromas mais intensos, maduros e envelhecidos apresenta se em menores intensidade e são mais complexos e difíceis de detectar.


3 boca: vinhos brancos a acidez é muito importante.

Um comentário: